Viagem da Fundação Pauleta – Paris 2018

Uma comitiva da Escola / Clube de Futebol Pauleta viajou até à cidade de Paris, tal como tem acontecido nas últimas épocas, de 30 de março a 3 de abril de 2018. Esta viagem resulta do protocolo existente a Fundação do Paris Saint-Germain e a Fundação Pauleta, que premeia alguns jogadores, do escalão dos Sub-13, e um elemento do staff para deslocarem-se à cidade de Paris, com os objetivos de desenvolverem laços de amizade e parceria, bem como, conhecerem uma das maiores e mais bonitas cidades da Europa e do Mundo.

Eu, Renato Lameirão treinador dos Benjamins A, viajei para Paris acompanhado por 9 praticantes: Guilherme Reis, Guilherme Câmara, Guilherme Teixeira, Rui Almeida, Afonso Albergaria, Inês Simas, Filipe Caçador, André Caçador e Gonçalo Silva. Todos eles futebolistas do Clube de Futebol Pauleta.

1º Dia

No dia 30 de março, tivemos que estar no aeroporto pelas 11:30h da manhã, com destino a Lisboa. Já em Lisboa, tivemos que aguardar 1 hora pelo avião para Paris. Seguimos para Paris às 18.10.

Chegados a Paris, já bem de noite, ao aeroporto de Orly, tínhamos à nossa espera a Sandrine Moura e o Guerric Misterg, representantes da Fundação do PSG, onde nos transportaram para  o magnífico centro de estágio da Federação de Futebol Francesa, em Clairefontaine, onde ficámos alojados os quatro dias.

IMG_20180330_121025

IMG_20180331_005040

2º Dia

Durante a manhã, fomos à torre EIFFEL. Como não podia deixar de ser, deslumbrante a vista sobre toda a cidade de Paris onde nos cruzámos com milhares de pessoas de todas as etnias. Pena nossa não termos subido ao ponto mais alto da torre, por estar interdita naquela tarde.

Em seguida, depois de um almoço num restaurante italiano, numa das zonas mais chiques da cidade, fomos assistir ao jogo do Paris St. Germain B, no seu centro de estágio em Laye. O jogo terminou empatado a 2 e pudemos observar algumas das promessas da formação do Paris St. Germain.

De regresso a Clairefontaine e depois de jantar, a fundação PSG preparou-nos uma sala, com todas a comodidades (inclusive uma PS4), onde pudemos assistir à final da Taça da Liga Francesa, que opôs o  Paris St. Germain ao AS Monaco, em Bordeaux.

IMG-20180331-WA0000

3º Dia

No 3º dia fomos ao Parque de Loisirs – Ile de France. Neste parque temático, todos elementos da comitiva tiveram a oportunidade de participar em atividades tais como, Tiro com Arco, Biathlon e Surf numa piscina de ondas. Todas as atividades foram bem disputadas e divertidas, mas a maior loucura e diversão foi na piscina de ondas por parte dos nossos “Pauletas”.

Já à noite, e de regresso a Clairfontaine, os nossos jogadores do CF Pauleta tiveram a oportunidade de defrontar uma equipa do mesmo escalão, da cidade de Strasbourg, o FC Remereville. A nossa equipa ganhou por uns expressivos 7:0, onde deixamos uma imagem de competência e talento que deixou admirados e curiosos todo staff daquela equipa francesa, que ali se encontrava a fazer um estágio.

IMG-20180402-WA0003

IMG-20180404-WA0016

4º Dia

Saímos bem cedo, com destino ao Parque Astérix, onde ficámos todos maravilhados com todo aquele cenário de diversão. Andámos em várias montanhas russas (com ou sem água), assistimos a um espetáculo de golfinhos, comprámos lembranças para as nossas famílias, etc. Esta visita esteve sempre acompanhada com muita animação, como é apanágio deste tipo de parques.

Ao final da tarde, depois de sairmos do Parque Astérix, fomos visitar alguns pontos turísticos de Paris, como por exemplo, o Parque dos Príncipes, o Arco do Triunfo, o Obelisk de Luxor, a Praça Concorde,  a Ponte Alexandre III, os Champs-Elysees, etc.

No fim do dia, fomos jantar e de seguida deslocámo-nos para umas instalações fazer uns jogos de laser game (paintball com laser). Pelo feedback dos nossos jogadores, acho que foi muito divertido e até surpreendente. Para todos nós, foi a primeira vez que jogámos este jogo.

IMG-20180404-WA0014

5º Dia

Bem cedo às 6:00h da manhã seguimos para o aeroporto de Orly para seguirmos para o Porto. Quando chegamos à cidade portuense, deparamo-nos com um imprevisto, o nosso voo tinha sido cancelado e alterado para o dia seguinte. Devido a esta situação, almoçamos no aeroporto e depois ficamos hospedados no Hotel Vila Galé – Porto.

Durante a tarde, todos nós aproveitamos as condições e os serviços que o Hotel nos disponibilizou, como por exemplo, piscina, jacuzzi, sauna, banho turco e um jantar no restaurante.

6º Dia

Depois de uma noite bem dormida e um pequeno almoço muito completo, a comitiva que já se encontrava mais reduzida, devido a compromissos dos mesmos, seguimos para o aeroporto do Porto, para viajarmos para a ilha de São Miguel, onde estavam as famílias à espera, com saudades dos seus filhos.

Agradecimentos

Em nome pessoal e em nome dos nove praticantes, quero agradecer ao nosso patrono Pauleta e ao professor Vítor Simas pela possibilidade que nos deram de conhecer a cidade de Paris e da forma como conhecemos. Também aos nossos guias, Sandrine e Guerric, que pertenciam à Fundação do PSG,  que foram incansáveis, sempre muito educados e bem alegres e por toda uma organização de atividades e visitas que tornaram esta viagem, sem dúvida alguma, inesquecível para todos nós. Um muito OBRIGADO e um bem-haja.

Renato Lameirão – TREINADOR CF PAULETA

Poderá consultar as fotos da Viagem a Paris através do seguinte link: https://www.facebook.com/pg/fundacao.pauleta/photos/?tab=album&album_id=1652706671464770