“Pauleta Azores Soccer Cup U13” em marcha

Qualidade eleva o torneio a um dos melhores do país

O “Pauleta- Azores Soccer Cup U13” está entre os três melhores do país, sendo a opinião compartilhada pelo Director do torneio e Director técnico da Escola de Futebol Pauleta. Luís Sousa, respondendo ao desafio que lançamos sobre o lugar no “ranking” dos torneios portugueses do género, referiu terem conseguido “afirmar o nosso torneio como um marco a nível regional, nacional e internacional, com um quadro competitivo que é excelente e, por isso, leva-nos a pensar que organizamos um dos melhores torneios a nível nacional”. O Director do torneio deu nota de “haver muitas equipas que querem voltar e outras que querem participar pela primeira vez”, dando como exemplo o que sucedeu no final do torneio do ano passado com a equipa da Alemanha do FC Mönchengladbach, a perguntar se poderia participar neste ano, evidenciando
esse exemplo “a qualidade da nossa organização”. Luís Gamboa, Director técnico do Clube de Futebol Pauleta e também director do torneio, concordou que o Pauleta Azores Sub 13 tem “um nível alto, confirmado pelas equipas que participam, sendo uma clara demonstração que também temos cá pessoas com grande capacidade para organizar quer no âmbito desportivo quer noutros eventos”. “O Benfica, o Sporting ou o FC Porto, que estão habituados a participarem em torneios pelo Mundo inteiro e de alto nível, dizem-nos que o nosso torneio não fica a dever nada aos que participam”, vincou Luís Gamboa. Acerca do que têm retirado no campo desportivo após cinco edições, o Director técnico disse “ser um chamariz para os nossos jovens da ilha praticarem futebol a um nível superior” e de ser um caminho “para chegarem a um nível de excelência”, salientando que a organização tenciona que o torneio a curto prazo passe de 12 para 16 equipas, o que proporcionará a vinda regular de clubes de outras ilhas dos Açores. Relembrou Luís Gamboa que a este torneio “só faltam estarem representados os continentes da América do Sul e de África”, pensando ser viável com a abertura a 16 equipas. Filipe Frias, em representação do Governo Regional dos Açores, e José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, marcaram presença na apresentação do torneio que este ano decorre nos dias 1 e 2 de Junho. A mesa foi presidida por Vitor Simas, Presidente do Clube de Futebol Pauleta. O antigo internacional português Pedro Pauleta, e patrono da Escola, do Clube e da Fundação, vai marcar presença nos dois dias de competição. Contrariamente ao que estava previsto, os compromissos de Director da Federação Portuguesa de Futebol junto da selecção de sub 21 impediram-no de estar na apresentação, que teve lugar no Complexo Desportivo com o seu nome. No que respeita ao torneio, mantém o formato de 12 equipas e 11 clubes e, como habitualmente, vai realizar-se no Complexo Desportivo Pedro Pauleta. O ACFPauleta “A”, campeão de São Miguel do escalão Sub 13, mais a equipa “B”, marcarão presença, sendo acompanhadas pelos equipas do Santa Clara, do União Micaelense e do Desportivo de São Roque, que disputaram a fase final do campeonato da ilha de São Miguel. Desde a primeira edição que se mantém o critério de convidar as equipa que disputam a fase final do campeonato. Como já demos conta, participarão as equipas portuguesas do FC Porto, Benfica e Sporting, o clube francês Paris Saint-Germain, o que acontece pela sexta vez, e os italianos do Internazionale de Milão, a grande novidade desta edição. Do continente americano, chegarão de Boston o Azores Futebol Academy e de Chicago o Rockford Raptors FC, em comitivas com cerca de 70 pessoas.

In ” Correio dos Açores ” 26/05/2018